domingo, 30 de agosto de 2009

Édouard Manet


Édouard Manet nasceu em Paris no dia 23 de 1832, e faleceu no dia 30 de abril de 1883, ele contriu uma doença que causou-lhe paralisia e dores intensas, e teve a perna amputada e morreu.Seu pai Auguste Manet e sua mãe Eugene Manet tinham três filho Édouard, Eugéne e Gustave todos Manet.
As obras feitas por Mane
O Guitarrista
Retrato do Sr e da Sra Manet
O Bebedor de Absinto
O Violinista
Lola de Valência
Balé Espanhol
o Almoço na Relva
Concerto Campestre
Olímpia
Ponte Japonesa
Beth Morisot,
entre outras...


Postado por Jefferson, William, Arthur e editado por: Jefferson

sábado, 29 de agosto de 2009

Gustave Courbet

Gustave Courbet nasceu no dia 10 de junho de 1819 e faleceu no dia 31 de dezembro de 1877.Ele foi um grande pintor sobre o realismo.

Suas obras foram:

Mulheres peneirando trigo

Auto-retrato com cão,

Jo, a bela irlandesa

O sono

A origem do mundo


Postado por: Jefferson, Arthur, William e editado por Jefferson


Honoré Daumier

Honoré-Victorien Daumier nasceu no dia 26 de Fevereiro de 1808 e morreu no 10 de Fevereiro de 1879,, foi um caricaturista, chargista, pintor e ilustrador francês. Ele foi conhecido em seu tempo como o "Michelangelo da caricatura". Atualmente ele também é considerado um dos mestres da litografia e um dos pioneiros do naturalismo.


Postado por Jefferson , William, Arthur

Jean-Baptiste Camille Corot


Jean-Baptiste Camille Corot nasceu no dia 16 de Julho de 1796 morreu no dia 22 de Fevereiro de 1875) foi um pintor realista francês.Filho de uma família de comerciantes abastados, Jean-Baptiste Camille Corot, teve uma infâcia confortável e estável, tendo trabalhado numa loja do pai. Corot fez seus estudos na cidade de Rouen, onde foi hospedado pela família Sennegon, uns vendedores de tecidos, amigos do seu pai.

Gustave Flaubert (nasceu no dia 12 de dezembro de 1821, em Ruão – e morreu dia 8 de maio de 1880, em Croisset) foi um escritor francês, um dos maiores escritores ocidentais.



Postado por Jefferson, William e Arthur e ediado por Jefferson

Jean-François Millet


Jean-François Millet nasceu no dia 4 de Outubro, 1814 faleceu no dia 20 de Janeiro, 1875 Pintor romântico e um dos fundadores da Escola de Barbizon na França rural. É conhecido como percursor do realismo, pelas suas representações de trabalhadores rurais.

Postado por Jefferson, William e Arthur e ediado por Jefferson

Étienne Pierre Théodore Rousseau


Étienne Pierre Théodore Rousseau nasceu no dia 15 de Abril de 1812 e faleceu no dia 22 de Dezembro de 1867, Barbizon) foi um pintor realista francês, fundador da Escola de Barbizon. É considerado, por alguns, o percursor do Impressionismo.

Postado por Jefferson, William e Arthur e ediado por Jefferson

Gustave Flaubert


Biografia

Filho de um médico, cresceu no hospital onde seu pai era cirurgião-chefe. Após ter reprovado nos exames de direito na Universidade de Paris, começa em 1843 a escrever seus romances. Escreveu ainda Salambô, uma reconstituição da civilização Cartaginense na época das guerras púnicas. Veio-lhe a idéia dessa obra, após sua visita às ruínas de Cartago em 1862.
Gustave Flaubert é também autor das obras: A Tentação de Sto. Antonio (1874), A Educação Sentimental (1869) e Três Contos, entre outros. Em 1844, com epilepsia, se isola em um sitio pertencente a seu pai. Em 1856, após cinco anos de trabalho, publica Madame Bovary, seu romance realista mais conhecido, no qual critica os valores românticos e burgueses da época.

Literatura

Ele foi acusado pelo governo francês de ter escrito uma "obra execrável sob o ponto de vista moral". Mas foi absolvido pela Sexta Corte Correcional do Tribunal do Sena, em Paris, em fevereiro de 1857.
Resultado de cinco anos de trabalho, seu romance de estréia, Madame Bovary, é uma dura depreciação dos valores burgueses. Segundo alguns críticos conservadores, Flaubert ridicularizou sua própria condição social. Mas com a sua lentidão em produzir levou mesmo um crítico a afirmar que ele "era pouco dotado para escrever"… É claro que a história fixou o nome de Flaubert, mas esqueceu o do exigente crítico.
Em 1840, como prêmio por ter concluído os estudos secundários, ganhou uma viagem para os montes Pirineus e para a ilha de Córsega. Ao passar por Marselha, viveu um namoro com Eulália Foucaud de Langlade. O idílio foi inspiração para a obra A Educação Sentimental. Entre 1849 e 1851, o autor viajou para a África, onde colheu informações para Salambô, sobre a queda de Cartago.
Flaubert foi um dos mestres do Realismo, movimento estético de reação ao Romantismo europeu no século XIX, influenciado pelas teorias científicas, a Revolução Industrial e a linha filosófica de Augusto Comte. Ele levou à perfeição o ideal do romance realista de harmonizar a arte e a realidade. Sua obra se caracteriza pelo cuidado na sintaxe, na escolha do vocabulário e na estrutura do enredo.
A obra mais famosa, de Flaubert, é Madame Bovary, que provocou um processo por "obra execrável sob o ponto de vista moral". O processo terminou finalmente com a absolvição do autor em 7 de fevereiro de 1857.
Em 1866, recebeu a Legião de Honra do governo francês. Pouco antes de sua morte, vendeu propriedades para evitar a falência do marido de sua sobrinha. Passou a viver de um salário como conservador da Biblioteca Mazarine.

Postado por Tales Nº 27

Machado de Assis



Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839 faleceu no Rio de Janeiro em 29 de setembro de 1908 foi um poeta, romancista, dramaturgo, contista, jornalista, cronista e teatrólogo brasileiro, considerado como o maior nome da literatura brasileira, de forma majoritária entre os estudiosos da área. Sua extensa obra constitui-se de nove romances e nove peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas.

Postado por Jefferson, William e Arthur e ediado por Jefferson

Raul Pompéia

Raul d'Ávila Pompéia nasceu no dia 12 de abril de 1863 morreu no dia 25 de dezembro de, foi um escritor brasileiro.


Postado por Jefferson, William e Arthur e ediado por Jefferson


Aluísio Azevedo



Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo nasceu no dia 14 de abril de 1857 e faleceu no dia 21 de janeiro de 1913. Era filho de David Gonçalves de Azevedo e de Emília Amália Pinto de Magalhães.
As obras feitas por Aluísio Azevedo foram:
1880Uma Lágrima de Mulher, novela;
1881 Omulato, novela;
1882Mysterio da Tijuca ou Girândola de amores, novela;
1882 Memórias de Um Condenado ou Condessa Vésper, novela;
1884 Casa de pensão, novela;
1884 Filomena Borges, novela;
1887 O homem, novela;
1890 O cortiço, novela;
1890 O coruja, novela;
1894 A Mortalha de Alzira, novela;
1895 Demônios, contos;
1895 O livro de uma sogra, novela;
1984 O Japão, publicado, a partir de manuscritos encontrados na Academia Brasileira de Letras.


Postado por Jefferson,Arthur,William